Activated Magazine Online

Switch to desktop

Passado e futuro

O novo ano se aproxima — um excelente momento para fazer uma avaliação do ano que está acabando e definir metas para o próximo. E este é um exercício espiritual para ajudá-lo a fazer isso. (Você vai precisar de duas velas, uma grande e uma pequena.)

Primeiro, acenda a vela maior, a qual simboliza Jesus, a luz do mundo. Leia estes versículos bíblicos e pense neles:

A bondade de Deus

"A bondade de Deus dura para sempre. "—Salmo 52:1 (RA)

As coisas boas aparecem em nossas vidas nas mais diferentes formas: amigos, família, saúde, felicidade, um teto sobre a cabeça, comida à mesa, os prazeres que nos trazem a música, a arte e a literatura. A Bíblia nos ensina que Deus é a origem dessas bênçãos. “Poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho é um presente de Deus.”1 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes.”2

Deixa-me contar

Em um de seus mais famosos poemas, Elizabeth Barrett Browning fez uma linda declaração que começa assim:

 

Como te amo? Deixa-me contar de quantas maneiras.
Amo-te até o mais fundo, o mais amplo
e o mais alto que a minha alma pode alcançar

Calma matinal

A Bíblia contém muitas orientações sobre como gastar tempo e energia: Devemos amar e ajudar os outros,1 disseminar as boas novas do amor de Deus,2 e levar nosso trabalho a sério,3 para citar alguns. Mas o antigo livro também ensina que, às vezes, é melhor ficar quieto e deixar Deus trabalhar a nosso favor.

“Vou pescar” —disse Simão Pedro ao outros discípulos.4

“Vamos com você” —decidiram.

Heroi anonimo

É bem conhecida a história do garoto que cedeu seu almoço para dar de comer a uma multidão.1 Jesus tomou os dois pãezinhos e cinco peixes doados pelo rapaz e abençoou a comida que foi milagrosamente multiplicada para alimentar milhares de pessoas. Quem era o rapaz? Qual era o seu nome? Qual era o nome da mãe atenciosa que se lembrou de lhe dar o almoço para levar? Esses detalhes não são informados.

Os heróis anônimos são aqueles que, discretamente, realizam simples atos de bondade que servem de pano de fundo para tantos milagres de libertação, cura e provisão. Considere os homens que carregaram o amigo paralisado em sua cama. Ansiosos para levá-lo até Jesus para que o curasse, abriram parte do telhado para descê-lo em meio à multidão que estava na casa onde Jesus ensinava.2

Gratidao dos cinco sentidos

Cada dia é repleto de momentos felizes pelos quais podemos dar graças a Deus, se fizermos uma pausa para reconhecê-los. Este exercício de gratidão se baseia no que percebemos com nossos cinco sentidos.

 

Visão: Muitas coisas são belas ao olhar, sejam paisagens naturais, árvores ou flores, criadas com grande arte e destreza arquitetônica, o reencontro com um amigo ou avistar nossa casa depois de um período de ausência. Que prazeres o esperam nesta jornada? Agradeça a Deus por eles.

Mantenha Deus no contexto

A paz não vem da ausência de tribulações, mas da presença de Deus. —Autor anônimo

 

[Que] a paz de Deus domine em vossos corações. —Colossenses 3:15

 

Pode parecer impossível a paz reinar no seu coração quando a mente está a mil por hora com os estresses da vida cotidiana. Contudo, essa é a promessa de Jesus: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou. […]Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”1

Um dia de cada vez

A vida é muitas vezes retratada como uma viagem. Um passo de cada vez, um dia de cada vez, seguimos por uma estrada que é só nossa. Apesar de às vezes compartilharmos nossas alegrias e tristezas com outras pessoas, não há duas viagens que sejam iguais. Temos em comum, entretanto, a possibilidade de contar com um companheiro e conselheiro que sempre estará conosco. Deus diz: “Clama a Mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” e “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir.”1

Se você analisar o trecho da viagem correspondente ao ano passado, em particular as partes em que enfrentou dificuldades, provavelmente verá situações que poderiam ter sido melhores se você tivesse pedido a orientação de Deus e seguido pelo caminho que Ele indicou. Mas não se preocupe. Este é um novo ano cheio de possibilidades inéditas.

Abra a porta

O foco visual deste exercício espiritual é a mais famosa obra do pintor britânico William Holman Hunt (1827-1910), “A Luz do Mundo.”

Vemos aí uma única pessoa, Jesus. Já havia ressuscitado, veste uma túnica branca, traz na cabeça uma coroa de espinhos e está revestido de luz. Jesus era muito mais que um bom homem ou um professor sábio: era Deus em carne.

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”1

Permita-se deslumbrar

Imagine uma criança com um presente de aniversário ou de Natal. Cheia de entusiasmo, rasga o papel de presente para descobrir o que ganhou. Com olhos arregalados e um grito de alegria, revela o novo brinquedo. Talvez abrace a nova boneca ou vá “dirigir” seu caminhão de brinquedo pela sala.

É uma ilustração simples do senso de deslumbramento sobre o qual lemos nos Salmos:

Pagina 1 de 5

Copyright 2017 © Activated. Todos os direitos reservados.

Top Desktop version